sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Matrioskas 


Adoro as matrioskas, as bonequinhas russas. Essas ganhei da  Cynthia C.Preturlon que trouxe da sua última viagem à Rússia, não são lindas?
Pra quem se interessar segue um relato de como surgiram. Texto retirado do Facebook - "CONTI outra, artes e afins".

As matrioskas são constituídas por uma série de bonecas encaixadas umas dentro das outras, numa sequencia que varia de cinco a oito peças, se repetindo em escala decrescente de tamanho. Feitas em madeira, as mais tradicionais matrioskas ganham pinturas que retratam os trajes tradicionais das camponesas e seus objetos de trabalho. As mais trabalhadas são pintadas a mão, e pode
m chegar a 40 centímetros (a maior) e três milímetros (a menor). Atualmente, as bonecas que também são conhecidas como Babushkas, recebem pinturas de contos populares russos, cenas da vida cotidiana, contos de fada, caricaturas, personagens folclóricos, políticos e religiosos.

Apesar de a charmosa matrioska ser um símbolo da cultura russa, sua origem remonta ao ano de 1890 no Japão, quando o brinquedo foi dado de presente à legendária família Mamôntov, conhecidos como patrocinadores da arte no século XIX. Usando como base o brinquedo japonês, o artesão Vassily Zvyôzdotchkin criou a primeira boneca russa, batizando-a de 'matryoshka', que significa 'mãezinha'. A boneca se tornou um ícone depois que o pintor Sergei Maliutin fez uma pintura no brinquedo de madeira, e expôs a peça na feira internacional de Paris, em 1900. Um brinquedo cheio de história!

Uma outra história é que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário